Governo busca saída de brasileiros em Israel, mas depende de segurança
O governo federal busca uma saída para as autoridades brasileiras que estão em Israel, mas a eventual evacuação depende das condições de segurança no país. Não há previsão exata de retorno. Até o momento, voos comerciais seguem suspensos no aeroporto internacional de Tel Aviv, sem data para serem retomados.
A Força Aérea Brasileira (FAB) está de prontidão para repatriar duas comitivas de autoridades estaduais e municipais que estão em Israel, se for acionada, segundo apurou a CNN. A execução do plano, no entanto, depende do avanço das tratativas diplomáticas conduzidas pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE).
O MRE brasileiro pediu a Israel um “tratamento prioritário” à saída em segurança das delegações brasileiros. São prefeitos e secretários estaduais que tinham viajado para eventos a convite do governo de Israel. O próprio Itamaraty disse que as autoridades israelenses “têm aconselhado as comitivas estrangeiras a permanecerem no país, até que as condições permitam qualquer deslocamento desses grupos por via aérea ou terrestre”.
link completo: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/governo-busca-saida-de-brasileiros-em-israel-mas-depende-de-seguranca/